O Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, é um importante reforço da conscientização sobre os malefícios do tabaco. Classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença crônica, o tabagismo é causado pela dependência da droga nicotina, presente em cigarros, charutos, narguilé ou qualquer derivado do tabaco.
O hábito de fumar é um fator de risco para diversas doenças e afeta negativamente inúmeras funções do organismo, inclusive a saúde bucal. De acordo com o cirurgião-dentista Dr. Luiz Henrique Galdino, entre os principais danos do tabaco estão o câncer bucal, doença periodontal, machas, halitose e diminuição do paladar.
O especialista afirma que o cigarro amarela os dentes e favorece o aumento de placas bacterianas e, o hábito de mascar fumo, por exemplo, pode causar doenças nas gengivas e até a perda de dentes.
Além disso, diversos estudos indicam a associação do tabagismo com outros tipos de câncer, como o de pulmão, doenças respiratórias, cardiovasculares, infertilidade e, mais recentemente, agravo nos quadros de Covid-19. “São inúmeras razões para não fumar, pois todas as formas de tabaco são letais e afetam praticamente todos os órgãos do corpo humano. É uma questão de bem-estar, de autocuidado e de respeito às outras pessoas, já que a inalação da fumaça do cigarro também é prejudicial à saúde”, destaca.
Se você é fumante, procure ajuda. Isso trará benefícios para sua boca, para a sua saúde e para o ambiente em que você está inserido. Cuide-se!
Por: Ariane Urbanetto
2 anos atrás